quinta-feira, 18 de junho de 2009

Uma reflexão sobre indústria cultural

A influência da mídia nos dias atuais tem sido relevante, sabemos que é realmente impossível pensar no nosso dia-a-dia sem a televisão, o rádio, o jornal, e o computador então, nem se fala, mas é necessário refletir um pouco sobre a indústria cultural e o que ela representa na vida de muitas pessoas.
Obviamente que algumas ações da televisão e outros são louváveis e divulgam uma série de ações importantes como saúde, educação, ecologia e por vai. Só que sabemos que a grande maioria nem passa perto desses programas e o que o gosto popular pede mesmo são banalidades, ou coisas" leves" para ver porque estão cansadas e querem se desligar do stress do trabalho. Então digerem qualquer programa sem critério nenhum do que ele realmente vai influenciar na sua vida e na educação dos filhos que se encontram hipnotizados diante da telinha.
O que acontece é que sem percebermos já estamos usando a roupa igual a fulana da novela das oito ou usando um brinco, uma pulseira, seu filho querendo o brinquedo de que acabou de ser lançado, aquele celular que você viu na propaganda e que consideravelmente é melhor que o seu, será? Será mesmo precisamos disso tudo ? Será que os padrões de beleza que nos são impostos têm que ter mesmo este valor todo? Aquela plástica, aquele botox é mesmo importante? Podemos viver confortavelmente com o que temos hoje?
Sem contar com as expressões que absorvemos sem querer de tanto ouví-la, as melodias fáceis de gravar, e quando você presta atenção à letra sente vergonha daquilo.
Se parássemos para refletir veríamos muita coisa de forma diferente, e começaríamos a mudar nossas atitudes, pois devemos ter uma crítica mais apurada do que realmente é interessante para nossa vida e vida do nosso planeta. Fica aqui uma última pergunta para você:
Você já parou para pensar nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário