quinta-feira, 18 de junho de 2009



Professora de Biblioteconomia da UFMG recebe prêmio internacionalsegunda-feira, 20 de outubro de 2008, às 12h07
A professora da Escola de Ciência da Informação Bernadete Campello é uma das agraciadas do IASL School Award 2008. O prêmio é concedido pela International Association of School Librianship (IASL) a bibliotecários que desenvolvem trabalhos de relevância nacional e internacional. A homenagem não prevê solenidade e integra as comemorações pelo mês do bibliotecário, celebrado em outubro.
A bibliotecária credita o mérito ao conjunto de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (Gebe) do qual é coordenadora e ao livro Como usar a biblioteca na escola, uma tradução adaptada de Carol Kuhlthau da Rutgers University, nos Estados Unidos, que mostra na prática sua concepção de biblioteca no espaço de aprendizado.
”O reconhecimento do meu trabalho motiva meu interesse pela educação no Brasil e o fato de eu ver a biblioteca como espaço de aprendizagem. Acredito na construção do conhecimento pelo aluno e essa ela vem dos livros”, diz.
A pesquisadora afirma ainda que o prêmio representa o início de uma mudança. “A biblioteca e o bibliotecário podem ensinar habilidades importantes para uma criança que pode vir a se tornar um pesquisador, futuramente. As pesquisas mostram isso, mas essa realidade ainda não é bem aplicada no nosso país”.
Além da pesquisadora, receberam destaque nessa edição Dana Dukic, por suas atividades na Croácia e em Hong Kong, Luisa Marquardt por seu trabalho na Itália e na Europa como um todo e Jane Viner por sua atuação na Austrália e em parte da Ásia.
Bernadete Santos Campello é mestre em Biblioteconomia pela UFMG e professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade. É coordenadora do Gebe e atua principalmente nas áreas de biblioteca escolar, biblioteca e aprendizagem, competência informacional no ensino básico, fontes de informação e educação em biblioteconomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário