sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Trilogia Mineira é novo livro de Walmir José

O ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro Walmir José lançou, no dia 20 de maio, o livro Trilogia Mineira. O lançamento aconteceu na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, às 20h. Na ocasião, o elenco original da peça "Um sobrado em Santa Teresa" fez a leitura dramática do texto, com participação Luiz Carlos Garrocho, Rogério Falabela, Iara Fernandes, Christiane Antuña e Cyntia Paulino. 

Trilogia Mineira tem três textos de teatro com histórias se passam em Belo Horizonte em períodos chave da história do Brasil atual. É sobre o que acontece com nossas vidas por causa da política e nós nem percebemos. Traz a virada de três governos, com três presidentes que fizeram mudanças expressivas em nossas vidas. "É a vida das pessoas o que me interessa quando escrevo. O pano de fundo fica lá, como referência de um tempo", afirma Walmir. A produtora do livro, Ana Jardim, destaca a importância da publicação da dramaturgia contemporânea, para seu registro e circulação no meio teatral e formação de novos leitores.

"O drama é como a vida - mas sem as partes chatas. A frase, do cineasta Alfred Hitchcock, sintetiza a maneira como, ao longo de milênios, as hierarquias presentes na sociedade construíram hierarquias no universo das narrativas, dentro da própria estrutura delas. Peças teatrais como Um sobrado em Santa Teresa, São Paulo Califórnia ou As mãos entrelaçadas, a "Trilogia Mineira" de Walmir José, demonstram a existência de uma alternativa - um teatro para uma sociedade de iguais", afirma o crítico de teatro Marcelo Castilho Avellar. 

O livro
Trilogia Mineira foi realizado com recursos da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por meio do Fundo de Cultura. Publicado pela editora ALTANA que fará a distribiução em todo o Brasil. Os textos são "Sobrado em Santa Teresa", "São Paulo Califórnia" e "As mãos entrelaçadas".

"Sobrado em Santa Teresa" escrita no final dos anos 1980, traz uma família bem estruturada que sonha com um país melhor, sem inflação, com possibilidades de emprego para os filhos, ainda que o monstro da criminalidade, através dos pivetes - hoje talvez românticos - apontasse a cabeça.

"São Paulo Califórnia", escrita em meados dos anos 1990, acontece sob o governo FHC. Não há inflação, mas o emprego formal raleou, há um desencanto latente e a família já não é tão estruturada; todavia prevalecem alguns valores. Há sonhos desfeitos. A violência da época ceifa a vida de um jovem cheio de esperanças.

Em "As mãos entrelaçadas", o galope dos costumes globais, da individualidade exacerbada, varre todos os princípios que sustentaram a vida familiar até então.

Um eco, no entanto, permanece: alguns personagens tentam salvar a própria alma. São três comédias que, ao fim, tornaram-se amargas.

O autor
Walmir José é ator, dramaturgo, diretor, professor de teatro. Coordena o curso de Teatro PUC/MG e é professor de teatro do CEFAR/ Palácio das Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário