terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dança contemporânea invade a capital 
Publicado em 19/10/2010 18:40:27


Com o tema “Por uma Museologia do Corpo que Dança”, começa nesta quarta-feira, dia 20, a 11ª edição do Fórum Internacional de Dança (FID), com ações em diversos espaços culturais de Belo Horizonte, como os teatros Sesiminas, Oi Futuro Klauss Vianna, Marília e do Corpo, o Parque Municipal, a Praça da Liberdade e o Espaço Cultural Ambiente. Até 3 de novembro, o público poderá conferir 15 espetáculos em 27 apresentações de 11 companhias nacionais e estrangeiras. Clique aqui e confira a programação completa do FID disponível também no site www.fid.com.br.

Durante 15 dias de programação, o público terá uma extensa agenda de atividades de dança contemporânea. “O FID reúne três programas, cada um com suas peculiaridades, mas que se desenvolvem sinergicamente e fomentam o debate proposto pela curadoria”, explica Mônica Simões, diretora de planejamento e comunicação do FID, elencando as ações do fórum: o FID Território Minas (que mostra comentários sobre a dança), o FIDinho (direcionado para o público infantil) e o FID Conexão InterNacional (intercâmbio de danças e culturas estrangeiras).

Os destaques estrangeiros são as companhias Louise Lecavalier/Fou Glorieux (Canadá), com o espetáculo “Children & A Few Minutes of Lock”, a Cia Contenido Bruto (Argentina), com “Pieza para Pequeño Efecto”, a Trisha Brown Dance Company (Estados Unidos), com “Repertory Works” e “Early Works”, além da companhia Raimund Hoghe (Alemanha), que mostra “L’après-midi”.

A diretora executiva do Fórum Internacional de Dança, Carla Lobo, afirma que a segunda etapa do festival levará o público a ter a oportunidade de conhecer e vivenciar um ambiente de qualidade da dança contemporânea regional, nacional e mundial. “O que queremos é que o FID continue sendo uma referência, na prática, da mais ativa manifestação de encontro, bem como de produção e fomento à pesquisa de dança em Minas Gerais. A ideia é sempre mostrar que a dança não é apenas uma arte, mas uma forma de pensamento, capaz de produzir novos conceitos e conhecimentos”, conta.

Haverá também a estreia de “Dança, Criação e ContemporaneIdade”, da Cia Terceira Dança, resultado de bolsa de pesquisa viabilizada pelo fórum. Na programação do FID Território Minas está o novo espetáculo da Cia Suspensa, “Alpendre”, com versão adulta e infantil, além do Grupo Creuza, que apresenta “Danças Impuras: Dissecação e Reconstrução de Danças do Passado”.

Ingressos

Os espetáculos do FID terão ingressos a preços simbólicos de R$ 2 a inteira e R$ 1 a meia entrada. A exceção fica por conta da apresentação de “Early Works”, da Trisha Brown Dance Company, que será realizada de forma gratuita na Praça da Liberdade. O Oi Cabeça FID e a palestra-apresentação também serão gratuitos.

Primeira etapa do FID

A realização dos espetáculos corresponde, na realidade, à segunda a etapa do FID. Realizado pela Atômica Artes e Joaquina Cultura, a primeira etapa do FID aconteceu entre os dias 13 de setembro e 13 deste mês. O público teve a oportunidade de participar de duas oficinas de dança, acompanhar a exibição de um vídeo documentário e o espetáculo “He, She or It (Vou ficar até a festa acabar...)”, de Tuca Pinheiro. Os eventos da primeira etapa aconteceram nos centros culturais de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário