quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Você conhece o Carro-Biblioteca da UFMG?

Quem já se deparou com um ônibus da UFMG nas ruas de Belo Horizonte escrito: Carro-Biblioteca, deve no mínimo ter ficado curioso, pensando como deve ser por dentro, ou onde será que atende.

O Carro-Biblioteca é um projeto maravilhoso, eu sou suspeita para falar dele, pois como aluna do curso de Biblioteconomia estou atuando como bolsista e pra mim é um privilégio fazer parte desse programa. É um programa criado para dar acesso às comunidades que não possuem uma biblioteca e incentivar a leitura, promover cidadania, enfim, são muitos anos levando a magia do livro para crianças e adultos.

O Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura surgiu em 1973 e atua como fortalecedor de políticas e diretrizes da universidade, trabalhando na formação do estudante como pesquisador e extensionista, e na inclusão social das comunidades através do incentivo à leitura. Seu primeiro veículo foi uma Kombi, atualmente opera com um ônibus projetado para levar uma biblioteca e um telecentro itinerantes. Em 2010,o Programa integra-se pelos Projetos “Encontros de Leitura”, “Inclusão Digital: o Carro-Biblioteca da UFMG como telecentro”, “Boletim Bairro a Bairro”, “A cidadania da infância em hipermídia: educação para os direitos da criança nos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente” e “Educação para a preservação: uma estratégia para a conservação de acervos bibliográficos”.

O objetivo do Carro-Biblioteca é democratizar a informação e a leitura junto às populações carentes de BH, bem como promover ações culturais e educativas. Através de uma metodologia participativa e dialógica, visa manter e fortalecer a fidelidade dos seus usuários mais antigos.Com a realização de atividades de ação cultural junto às comunidades, tais como contação de histórias, concursos de redação e poesia, exposição de desenhos, oficinas de inclusão digital e pretende conquistar novos usuários. Cada comunidade recebe a visita do Carro-biblioteca uma vez por semana. São 5 comunidades atendidas em 2010, 2 em Santa Luzia, 1 em Vespasiano e 2 em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário